segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ENCONTRO COM O VINHO E SABORES 2013


Mais um ano, mais um Encontro com o Vinho e Sabores, na antiga FIL, Junqueira. Boas novidades a chegar aos mercados,  novas colheitas dos mais conhecidos, alguns produtores novos. Uns vinhos destacam-se mais, outros menos, mas muita qualidade é apresentada aos consumidores. A nova colheita Rapariga da Quinta 2012, um vinho para 4,5€ bastante agradável, o Regateiro tinto 2011 da Bairrada com grande potencial e a Baga a estar bem presente.


Quinta da Pellada Jaen 2011, uma casta que não agrada a muitos mas que eu gosto bastante e este vinho está muito gastronómico, com acidez e corpo médio, fruta q.b. e a pedir pratos ligeiros. Adega Mãe Cabernet Sauvignon 2011. Não sou grande apreciador de Cabernet em Portugal, acho que não se consegue obter o que a casta é na realidade, até agora. Claro que não provei todos os Cabernet portugueses, mas aqueles que provei não me deram aquilo que quero e que a casta é. Este Cabernet é. Excelente aroma a pimentos verdes, acabados de cortar, pimenta e algum cravo. Na boca boa acidez, juntamente com alcool presente e bem integrado na fruta. Um prazer. 



Uma boa surpresa foram estes Bairrada, que cada vez surpreendem mais. Três reservas de 2011 e todos eles com diferenças. A produção é reduzida e ainda são dificeis de encontrar em Lisboa.


As novas colheitas da Quinta do Crasto 2011. O Touriga Nacional está mais pronto, menos agressivo mas ainda jovem e exuberante, e o Tinta Roriz está explosivo, ainda com caminho para andar, mas a mostrar grande potencial para envelhecer.


Para acabar, os vinhos Tokaj Classic. Servidos com uma temperatura excelente, e numa feira é dificil, estes vinhos são simplesmente fantásticos. Todos eles com as suas qualidades, estes colheita tardia Húngaros mostram uma arte de fazer este tipo de vinhos. Todos com bastante doçura, o 2006 é de uma elegância absoluta, com acidez bem presente e uma boca muito longa e persistente, a deixar a boca a trabalhar com o melaço, notas de alperce e ligeiras especiarias.




Para o ano há mais.

2 comentários:

Estado Liquido - Wines & Spirits disse...

Parabéns pelo blog.

Nuno disse...

Muito obrigado. E para vocês, continuação de bom trabalho.