COMO ESCOLHER UM VINHO

 1 Atenção à temperatura
Evite os vinhos expostos ao calor. Altas temperaturas são terríveis, porque cozinham o vinho e muitas vezes estufam a rolha, permitindo a entrada de ar e a oxidação da bebida.

2 Cuidado com a luz
Evite os vinhos expostos ao excesso de luz, o que acelera o processo de oxidação da bebida. Claro que num supermercado não sabemos por onde o vinho andou.

3 Nada de vinhos caros
 Rótulos de mais de 25€ não são para o dia a dia e é melhor comprá-los nas distribuidoras ou em certas garrafeiras.Existem muito bons vinhos a preços excelentes.

4 Observe a cápsula
Se estiver estufada ou com vazamento é um péssimo sinal, geralmente prova de que o vinho foi exposto ao calor.

5 Tampa de rosca não é defeito
Não tenha preconceito com a screwcap, a tampa de rosca: ela não é indicação de vinhos piores. Há grandes produtores usando o novo conceito em vez de rolha.

6 Não tenha medo de errar
Ouse, compre vinhos que não conhece. Se o vinho não agradar, será só uma garrafa, mas se cair no seu amor, você terá ganho um novo rótulo para variar.

7 Peça ajuda
Os grandes supermercados e garrafeiras costumam ter entusiasmados vendedores, que vão saber orientar e tirar suas dúvidas.

8 Desconfie de ofertas muito sedutoras
Se o preço for baixo demais, compre só uma garrafa e prove. Se o vinho valer a pena, volte e compre mais.

9 Fique atento à idade
Certos tipos de vinhos e uvas não aguentam muito, desconfie das garrafas com mais de 5 anos na prateleira do supermercado .

10 Não beba rótulos
Há deliciosos produtos em todas as faixas de preço e para todas as ocasiões. Não tenha vergonha de provar vinhos mais baratos.
Espero ter ajudado.