terça-feira, 29 de outubro de 2013

VISITA À ADEGA MÃE









    Foi no dia 31 de Agosto que, a convite do produtor, visitei a Adega Mãe na Ventosa, Torres Vedras. Este projecto pertence ao Grupo Ribeiralves e está a começar a dar os primeiros passos no mundo do vinho. O projecto tem 30ha de vinha, e tem como responsáveis pela enologia Anselmo Mendes e Diogo Lopes. Uma adega nova, bem estudada e desenvolvida, moderna, com alta tecnologia. O edifício que está construído no meio das vinhas e que se vê de bem longe, está desenhado não só para se fazer vinhos mas para enoturismo, pois está preparado para receber visitantes, sejam grupos ou a solo, basta aparecer. Ao longo da visita fui acompanhado por alguns videos a explicar o projecto. Eu e o grupo de bloggers fomos acompanhados pelo director geral Bernardo Alves e pelo enólogo Diogo Lopes, que nos conduziram numa visita muito descontraída pelo edifício, onde fomos acabar numa sala de prova muito bem preparada para provar os vinhos da casa.
    Os vinhos provados foram os Dory Colheita branco, os 4 monocastas brancos, Alvarinho, Viosinho, Chardonnay e Viognier, todos de 2012, e os tintos, Dory Colheita tinto de 2011 e o Dory Reserva tinto de 2010. Todos estes vinhos são vinhos com grande frescura, estrutura, os brancos com grande mineralidade, algum vegetal e uma acidez fantástica, os tintos com frutos pretos maduros, intensidade média e bom corpo, todos com ligeiros toques de salinidade devido à influência atlântica, o que os torna vinhos bastante interessantes e gastronómicos. Depois da prova, seguimos para a sala de jantar. Lindíssima., espaçosa, com uma varanda enorme com vista para as vinhas e uns vidros gigantes no lado oposto para a adega. E fomos presentiados com um belo bacalhau Ribeiralves que estava simplesmente delicioso. 

De salientar que todos estes vinhos têm uma relação preço/qualidade muito boa, começando na gama de entrada a rondar os 4€ e a ir até aos 9€ aproximadamente. Quero agradecer o convite e que continuem o excelente trabalho que até aqui têm feito.

Dory colheita branco 2012 - 14,5 (médio)
Alvarinho 2012 - 16 (bom)
Viosinho 2012 - 15,5 (bom)
Chardonnay 2012 - 15 (médio)
Viognier 2012 -  14,5 (médio)
Dory colheita tinto 2011 - 15 (médio)
Dory resreva tinto 2010 - 16,5 (bom)






Sem comentários: