terça-feira, 25 de janeiro de 2011

VISITA À HERDADE DAS SERVAS


Foi no dia 20 de Janeiro, que visitei a Herdade das Servas a convite da mesma. Um convite formalizado pelo director de marketing da herdade, Artur Diogo, ao qual o meu especial agradecimento, por me convidar, e acreditar que a divulgação nos blogues tem cada vez mais peso, pois encontravam-se também outros bloguers e jornalistas. O conceito era os convidados fazerem uma prova vertical dos vinhos Touriga Nacional 2003, 2004, 2005, 2006 harmonizados com pratos especialmente criados pelo Chefe Augusto Gemelli, e a respectiva visita à herdade, adega e ás vinhas.

A saída ocorreu de Lisboa, de autocarro em direcção à herdade. À chegada, umas tapas alentejanas regadas com vinho branco, Monte das Servas Colheita Seleccionada 2009. Visita guiada com Carlos Mira, Luis Mira e Tiago Garcia à adega, à sala onde estagia o vinho, e à linha de engarrafamento que estava em funcionamento. A visita ás vinhas não aconteceu devido ao lamaçal existente.

De seguida, o almoço. Para o TN 2003 foi elaborado um Carpaccio de Espadarte marinado sobre creme de grão-de-bico ao cominho, tomatinhos no forno e azeite de rúcola que casou na perfeição com o vinho e estava maravilhoso. Para o TN 2004, tivemos um polvo caramelizado e fumado em cama de pappa de tomate, hortelã e perfume de trufa, ao qual mostrou-se à altura do vinho e vice-versa. Ravioli de massa de espinafres recheados com farinheira de presunto e azeitona, espelho de pesto de manjericão e queijo pecorino foi o prato eleito para o TN 2005, que se mostrou ainda sem potencia para o prato escolhido. Para acompanhar o TN 2006 um lombinho de porco corado na salva com risotto de barriga fumada, batata nova e alecrim que se mostrou bem para a pinga.

Um excelente almoço, muito convivio, boas conversas, dúvidas tiradas, mails trocados e um forte agradecimento à Herdade das Servas pelo convite, ao Artur Diogo e Joana Pratas pelo excelente acompanhamento que tiveram desde o inicio da viagem até ao fim. Obrigado mais uma vez e continuação de bom trabalho e de bons vinhos.

Deixo aqui algumas fotos tiradas no dia.














Sem comentários: