quinta-feira, 19 de setembro de 2013

DOURO FILM HARVEST 2013


O Douro Film Harvest é um evento que se diferencia por combinar cinema, gastronomia e música de uma forma única. Prima por apresentar algumas das melhores colheitas de filmes no cenário soberbo do Douro e do Porto, ambos Património da Humanidade, contribuindo para a divulgação e desenvolvimento de uma região com características únicas e com um enorme potencial. Em plena época das vindimas, o DFH leva «ao Douro alguns dos nomes mais conceituados da indústria cinematográfica, mediatizando o turismo nacional a nível internacional.

Em competição, estão vários filmes que se integram em diferentes secções: Wine Films; Food Films e as Curtas da Casa (rubrica dedicada a curta-metragens que se relacionem com o Rio Douro e realizadas por cineastas nacionais).
“A Year in Burgundy” (David Kennard); “The Wine of Summer” (Maria Matteoli), em estreia mundial, com Sônia Braga no elenco; “Red Obsession” (David Roach e Warwick Ross), com a participação de Russell Crowe; “SOMM” (Jason Wise) e “O Tesouro” são os filmes em competição na secção “Wine Films”. É a primeira vez que o DFH tem em competição um filme português nesta categoria. “O Tesouro” de Gonçalo Silva e de Marcantonio Del Carlo é um exemplar nacional do que pretende ser a competição “Wine Films”: uma homenagem do DFH à extraordinária ligação que se pode estabelecer entre o cinema e o vinho.

Teremos ainda um Harvest Talk, um momento de tertúlia, no dia 19 de Setembro, no Restaurante Clérigos (Porto) dedicado ao tema “O Douro na Ásia?”, com a participação do enólogo José Maria Soares Franco, Warwick Ross (um dos realizadores do documentário “Red Obsession), e com a moderação de David Eley, nosso curador de Wine & Food Films. 

Sem comentários: