terça-feira, 1 de maio de 2012

O QUE FAZER COM SOBRAS DE VINHO

Esta é por vezes a pergunta que nos fazemos quando fica uma garrafa com sobras, especialmente o vinho tinto. Dá sempre para temperar a comida ou guardar como explica o meu colega Diogo aqui , mas se quiserem aproveitar algumas sobras de garrafas, podem sempre fazer vinagre. Basta ir guardando as sobras numa garrafa até enche-la, de vinhos vários. Depois, juntar vinagre de vinho, que já tem a matéria necessária para fazer mais vinagre. Fica então uma receita para poderem fazer o vosso vinagre caseiro. Espero que gostem.



750 ml de vinho
250 ml de vinagre de vinho

Arranjar um recipiente aberto, pode ser uma panela, deitar o vinho. Aquecer o vinagre a 50º sensivelmente e misturar bem. Tapar com um pano não muito grosso para que seja arejado. Eu tapei com uma meia de vidro, e ir mexendo a cada 2 dias para misturar bem. Isto durante 1 mês. E já está.

Também podem acrescentar algumas especiarias, como pimenta em grão, louro ou o que gostem mais. Com certeza existem diversas maneiras de fazer vinagre, e um dos experts é Hugo Mendes, do blogue twawine
Hugo, caso queiras acrescentar alguma coisa, estás à vontade.
Enviar um comentário