terça-feira, 12 de março de 2013

CASAL SANTA MARIA PINOT NOIR 2010

A vinha mais ocidental da Europa, mais propriamente em Casas Novas, Colares. Terra fresca, com brisa marítima, onde os invernos são longos, frios e com nevoeiros constantes, com muita humidade a abraçar a Serra de Sintra. Já no verão os dias começam quase sempre bem frescos, com neblima matinal a pairar na copa das árvores, sendo no final da manhã que o sol rasga em direcção ao solo. Clima espectacular para criar estes magníficos vinhos.

Este Pinot Noir é um vinho de que gosto bastante, mostrando-se com uma cor vermelho claro, com nuances de castanhos, fazendo lembrar algumas folhas das videiras no outono. No nariz é um pouco fechado no início, mas vai abrindo os aromas com o tempo, com fumados, pimenta e noz moscada. Na boca, seco, elegante, boa frescura, excelente acidez, corpo mediano, de intensidade média e de final médio e salgado, origem da próximidade do mar. Gostei bastante.





Região: Colares
Castas: Pinot Noir
Tipo: Tinto
Álcool: 13%
Produtor: Adraga Explorações Vitivinícolas lda
Enólogo: Jorge Rosa Santos

Nota Pessoal: 16,5
Preço: a rondar os 19€ e pode encontrar na Wine O´clock nas Amoreiras e na The Wine Company em Benfica

3 comentários:

Jojojoli disse...

Muito útil a informação do preço e do local onde se pode encontrar. Abraço!

melena disse...

mais ocidental da Europa?

então e as vinhas nos Açores (ilhas de Pico, Terceira e S. Miguel?)

cumps dos Açores

Nuno disse...

Olá Melena. Antes de mais obrigado pelo comentário e pela visita e um forte abraço para os Açores. Quando se fala da vinha mais ocidental da Europa, é sempre referente ao continente europeu, pois os Açores e Madeira são ilhas que pertencem a Portugal. É precisamente como bem perto destas vinhas, o Cabo da Roca, que é o ponto mais ocidental do continente europeu. Sendo os Açores e a Madeira ilhas, não pertencem ao continente europeu, pertencem sim à Europa e a Portugal. Obrigado.