sábado, 20 de novembro de 2010

QUINTA DA MURTA TOURIGA NACIONAL 2005

Já tinha este vinho cá em casa à tempos. Sei que um dos meus colegas bloguer o adora, e com isto também me deu para o abrir mais rápidamente para confirmar coisas que já li. A quinta tem uma pequena parte do seu terreno com Touriga Nacional. Contudo, sendo este local em Bucelas, calcula-se que com um clima adequado para brancos, lá está na parte superior direita, avistando da adega para o vale, Touriga Nacional plantada, resguardada dos ventos mais fortes que possam por ali passar. Pensando melhor, e olhando para a garrafa, fiquei a pensar como seria um TN de Bucelas? Curioso? Comprove que vale mesmo a compra.

Aspecto limpido, lágrima persistente e de uma cor granada. No seu aroma, limpo, jovem, mas a tentar já passar para um desenvolvimento inicial e de intensidade média. Frutos do bosque como framboesa, e algo floral. Na boca mostrou-se seco, de acidez baixa, corpo médio, frutado e com taninos suaves. Com uma intensidade média e de final de boca médio. Um vinho muito equilibrado e que me surpreendeu pela positiva, pois não estava à espera. Os meus parabéns ao Hugo Mendes, enólogo da Quinta da Murta, que com uma TN num terroir bastante mais virado para vinhos brancos, mais frescos e aromáticos, conseguiu extrair desta uva um vinho muito prazeroso e de excelente qualidade.

Nota: 16
Rótulo: simples, com fraca projecção: Razoável
Preço: Gentilmente cedido pelo produto, mas ronda os 6€
Enviar um comentário