sábado, 10 de abril de 2010

QUINTA DO TEDO GRANDE RESERVA SAVEDRA 2005

Este vinho foi comprado em setembro de 2007 quando numa ida para terras do Douro, visitei algumas quintas, nomeadamente a Quinta do Tedo.

Em 1992, Vincent Bouchard e sua esposa Kay STEFFEY Bouchard viram seu sonho de possuir uma adega se tornar uma realidade. Eles compraram e começaram a restaurar os 250 anos de idade, com 35 hectares, a Quinta do Tedo propriedade localizada às margens do rio Douro, em Portugal. Com grande visão, paixão e energia infinita, Vincent e Kay continuaram a revitalizar sua propriedade e, ano após ano eles produzem premiados Portos Vintage.

Vincent foi criado na propriedade borgonhesa de Bouchard Père et Fils, onde o avô ensinou-lhe como criar um vinho, do solo, na vinha, e todo o caminho até o produto engarrafado. Com a grande ajuda de Jorge Alves, o enólogo da quinta e seu braço direiro, pois é ele que controla toda a quinta e sua produção de vinhos de mesa e vinhos do Porto, escolhendo as melhores uvas para conseguirem tais néctares, fazem hoje um trabalho notório e são de uma hospitalidade rara. Vale a pena, a quem passar perto de Armamar, visitar esta maravilhosa quinta, pois podem provar os vinhos lá feitos e fazer uma visita guiada, pelo próprio enólogo.

Abri este vinho hoje, na companhia de familiares, e acompanhámos com um lombo de porco, recheado de farinheira de porco preto, e a acompanhar umas batatas assadas e umas couves lombardas.

Um vinho com um aroma forte, sendo a madeira a sobressair devido ao seu estágio de 2 anos em barricas. Fruta bastante madura, amoras e passas, e algo floral.
Na boca, taninos firmes, encorpado, alguma especiaria e madeira. Um toque de amargo, talvez cacau. Final longo e vivo.
Este vinho é excelente para consumo imediato, mas quem quiser guardar uns 10 anos, aguenta-se muito bem.
Fiz a prova lá na quinta, e hoje que abri, todo ele me fez lembrar como se lá estivesse novamente. Não é um vinho barato, mas quem for á quinta não deixe de trazer uma garrafa para recordar tão boas sensações lá vividas em tão pouco tempo.

Nota: 17,5/20
Preço: 25€
Enviar um comentário