quinta-feira, 29 de março de 2012

QUINTA DA BASÍLIA SUPER PREMIUM OLD VINES 2009

Chegou ao mercado à pouco mais de um mês o topo de gama da Quinta da Basília. Sempre com uma imagem muito sóbria, directa e atraente, este vinho é um filho do Douro genuíno. Feito com uvas de castas com mais de 80 anos, este tinto dá prazer em namorá-lo com o nariz, e depois saboreá-lo a cada vez que vai à boca, pois é intenso e muito prazeroso.

Aspecto límpido, de cor violeta escuro e de lágrima presente, com os seus 15,5%. No nariz mostra-se limpo, jovem e intenso. Frutos do bosque, com amoras e mirtilos em destaque, ligeira compota, floral, vegetal a destacar-se pimentos e espargos, pimenta, madeira suave. Passando à boca mostrou-se seco, com grande equilíbrio entre a acidez, fruta e madeira, encorpado, frutado e especiado, taninos presentes e médios, fresco, untuoso, intenso, boa complexidade e de final de boca longo e persistente. Excelente qualidade e a mostrar-se com grande poder de guarda. Adorei.

Bom para acompanhar carnes vermelhas, assada ou grelhada, e caça grossa. Também com queijos de pasta dura.


Nota: 17,5
Preço: 30€ aprox.
Produtor: Quinta da Basília
Enólogo: João Brito e Cunha

3 comentários:

J Pires/C Soares disse...

Com a descrição fiquei curioso...Se bem que os 15,5% de volume me deixem com o pé atrás, o álcool não se faz sentir muito? A minha tendência a para preferir vinhos menos alcoólicos...

Boas provas

Carlos Soares

Nuno disse...

Olá Carlos.
Na minha opinião está tudo muito bem casado, apesar de se sentir ligeiramente o álcool, mas nada de exagerado. Muita fruta e compota.

Anónimo disse...

Grandioso. Deixei-o respirar mais de uma hora. Os 15,5 não se sentem...