quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

‘Lavradores de Feitoria Douro branco 2011’ já à venda

A Lavradores de Feitoria – projecto duriense que reúne 15 produtores, proprietários de 18 quintas distribuídas pelos melhores terroirs do Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior – tem já à venda no mercado nacional e internacional o seu mais recente branco, o ‘Lavradores de Feitoria Douro branco 2011’. Um DOC Douro, fermentado em inox, que cativa pela frescura e que se revela uma boa proposta para aperitivo ou como companhia de pratos de peixe, algumas massas e queijos leves.

A atestar a qualidade deste vinho, esteve, entre outras, a recente distinção feita pela crítica de vinhos e jornalista britânica Jancis Robinson ao eleger o ‘Lavradores de Feitoria Douro branco 2010’ como um “grande branco”, numa lista de 25 referências em que foi o único português, e ao recomendá-lo para o Natal.

O ‘Lavradores de Feitoria Douro branco 2011’ apresenta uma bonita cor citrina limão. No aroma, é limpo e tem boa densidade aromática, com uma fruta fresca lembrando alperce e ananás; embora menos que na colheita de 2010, apresenta uma ligeira nuance a frutos tropicais. No paladar, a entrada é fresca, frutada e muito saborosa. Com uma boa acidez, é muito equilibrado, apresenta uma boa mineralidade, suportada por sabores de fruta fresca como ameixa e romã e com nuances de maracujá. O final é frutado e bastante saboroso.

É um vinho de lote, cujas uvas provêm de quintas associadas à Lavradores de Feitoria situadas nas zonas mais altas e frescas da região demarcada do Douro. Fermentado em inox a temperaturas controladas, pretende ser fresco, frutado e muito saboroso, exaltando as características das castas utilizadas (Malvasia Fina, Síria e Gouveio). Está disponível em garrafas de 75 cl por € 3,50.

Sem comentários: