quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

HOJE NA DELIDELUX, PROVA DE VINHOS QUINTA DA TOURIGA CHÃ

José António Ramos Pinto Rosas (1919-1996) dedicou a sua vida ao sector do Vinho do Porto e à Região Demarcada do Douro, tendo sido apelidado por diversos “wine-writers” como o “Pape du Douro”, o “Profeta do Douro”, ou ainda “Pioneiro do Douro”, graças ao notável trabalho que realizou para o desenvolvimento desta Região.

Poucos anos antes de falecer, José Rosas, decidiu concretizar o seu último sonho e de realizar a “quinta perfeita” para a produção de Vinhos do Porto e Douro. Após um longo e detalhado estudo da Região, encontrou uma propriedade com cerca de 20 hectares, no Douro Superior perto de Vila Nova de Foz Côa, que pelas suas características julgou ter as condições ideais para produzir vinhos de qualidade superior.

Comprou a propriedade no início da década de 90 e, com 72 anos de idade, aplicou todo o know-how que adquiriu ao longo de toda a sua carreira. Plantou uma vinha com cerca de 8,5 hectares, com castas seleccionadas, sobre um solo muito duro, xistoso e “virgem”. A inovadora decisão de plantar uma quinta com cerca de 80% de Touriga Nacional, levou José Rosas a baptizar a Quinta com o nome Touriga.

Na propriedade é hoje produzida uma quantidade limitada de um vinho de DOC Douro, o Quinta da Touriga-Chã, reconhecido pela imprensa especializada como sendo um dos melhores vinhos da Região.


À prova vão estar os vinhos:


Quinta da Touriga Chã Tinto 2004

Quinta da Touriga Chã Tinto 2006

Quinta da Touriga Chã Tinto 2007

Puro 2005 (ensaio)

Puro 2006 (ensaio)

Puro 2008 (novidade)

Começa ás 18 horas e acaba ás 22 horas. Não faltem.

Sem comentários: