sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

JANTAR VINICO NA TAVERNA DOS TROVADORES

Mais um jantar vinico no restaurante Taverna dos Trovadores, em S. Pedro de Sintra. Na companhia de amigos, o combinado foi levar cada pessoa um vinho. Na mesa eramos 4, Susana, Fernando, Pedro e eu. Ainda tivemos a companhia de Fernando Pereira, dono do restaurante, e de Joaquim de Almeida, actor. Joaquim, gostei muito da tua magia com o isqueiro Bic.

Começámos por abrir um Casaca de Ferro Grande Reserva Touriga Nacional 2006. Um vinho frutado, madeira presente mas bem trabalhada, taninos médios, corpo médio, intensidade média e de final de boca longo. Foi a minha escolha e gostei bastante.


De seguida, e depois de decantado, abriu-se um Referência Grande Reserva 2008. Fruta muito madura, óptimos aromas a amora e ameixa, cacau. Na boca, cheio, encorpado, mastigável, guloso e com final de boca longo. Um vinho muito bom. Escolha do Pedro e que escolha.


Não estava nos planos, mas o Fernando foi buscar um Monte da Penha Reserva 2003. Para mim, não desfazendo os vinhos anteriores, o melhor da noite. Um vinho diferente, ou se gosta ou se odeia. Eu amo. Cor vermelho acastanhado, desenvolvido, frutos secos, passas, couro, corpo médio, taninos suaves, com final de boca longo. Este vinho mostra-se em pleno, com puxança, muito gastronómico, e já com 5 anos a mais que o mais novo, deu-lhe baile. Adorei.




Por ultimo, e para acompanhar a sobremesa, um Dom Ruinart Blanc de Blancs 1996. Fiz-me dificil mas tenho que o dizer, excelente. Um pouco fechado em aroma, com uma bolha bem viva, na boca é espectacular. Seco, avelãs, noz moscada, excelente acidez e final de boca médio/longo. Para mim, um excelente champagne, para os entendidos, um dos melhores dos ultimos 30 anos. Escolha de Fernando Magalhães.

Um muito obrigado ao Fernando Magalhães pelo convite, ao Pedro, à Susana, ao Fernando Pereira e ao Joaquim de Almeida pela companhia, simpatia e boa disposição. Obrigado.

Notas

Casaca de Ferro Grande Reserva Touriga Nacional 2006: 16,25
Referência Grande Reserva 2008: 17
Monte da Penha Reserva 2003: 18
Dom Ruinart Blanc de Blancs 1996: 18,5


Casaca de Ferro gentilmente oferecido pelo produtor

1 comentário:

Zé Esteves disse...

Muito giro! Assim de repente escapa-me um sítio melhor para fazer um jantar deste tipo! :) quando lá for comentarei este acontecimento com o Fernando.