quarta-feira, 18 de agosto de 2010

QUINTA DA MURTA BRANCO RESERVA


Este vinho é feito com 100% Arinto, casta predominante em terras de Bucelas. Um vinho trabalhado por Hugo Mendes, que fez com que estagia-se em carvalho francês durante 3 meses. Com uma garrafa atrativa e um rótulo suave, no copo começa por mostrar uma cor amarelo palha. O seu aroma é frutado, mas como esperei um pouco depois da sua abertura, notei que com o tempo ia largando um aroma mais vincado e bonito. Primeiro gosta-se depois adora-se, pois para o fim era realmente um vinho bem estruturado, frutado, algum fumado mas pouco, e nuances de tomilho-limão que me agradou imenso. Com um final longo e intenso, este vinho superou as minhas espectativas, pois sinceramente, não contava com tanto talento. Foram produzidas 2600 garrafas.

Nota: 16
Preço: ???

2 comentários:

Hugo Mendes disse...

Tenho por este vinho um sentimento especial. Logo na vindima, que aqui é manual, tivemos de parar de colher durante 2 semanas para esperar pelas uvas. Foi a primeira vez que se fez e, considero um acto de verdadeira coragem por parte de uma administração novíssima, na altura, mesmo com o histórico a dizer que nunca se tinha feito nada do género. Depois, foi a primeira vez que o lote resultou dos extremos da colheita. Ou seja, esse vinho tem 30% da base espumante, adicionado para refrescar o lote e ajudar à longevidade. Um vinho desenhado para envelhecer! Foi também a primeira vez que se decidiu que depois de engarrafado passaria, obrigatoriamente 1 ano em estágio.
È um vinho que expressa bem a linha orientadora da Quinta da Murta. Correr os riscos necessários para a construção de produtos diferenciados, de qualidade, longevos e com carácter!
Por graça, deixaram-me ainda desenhar o rótulo e o nome, Myrtus, é a designação científica da Planta Murta, ao qual se retirou o epíteto específico communis (Myrtus communis) para não dar azo a interpretações de cariz políticas.
Espero sinceramente que todos possam aprecia-lo! É, acima de tudo um produto genuíno que transporta as ilusões de toda a equipa que o fez!

Adega dos Leigos disse...

Afinal estagiou 1 ano em vez dos 3 meses que referi?