quinta-feira, 5 de abril de 2012

MONTE CASCAS COLHEITA TARDIA 2010

Feito com Fernão Pires, vinha com 104 anos em Almeirim, este colheita tardia tem raça. Vindimadas as uvas no final de Outubro, este vinho está muito bem feito e com grande equilíbrio. Esta casta é um risco devido a ser muito frágil e sensível ás geadas e ás secas, sendo por isso mesmo as primeiras a serem vindimadas. Ainda bem que o clima foi bom para conseguirem as uvas no ponto certo para este vinho.

Aspecto límpido, de cor amarelo palha e de lágrima presente, com 10,5% de álcool.

No nariz, floral,  frutado, com toranja e alperce, mel.

Na boca, doce, com excelente equilíbrio entre a fruta e acidez, com açúcar perfeito, untuoso, novamente mel, fruta bem madura, intenso e de final de boca médio/ longo. 
Um colheita tardia perfeito para acompanhar uma boa sobremesa, como uma maçã assada com bolacha crocante e canela.



Nota: 16
Preço: 12,90€
Produtor: Casca Wines
Enólogo: Hélder Cunha e Frederico Vilar

4 comentários:

J Pires/C Soares disse...

Admito que me tenho deixado encantar pelo late harvest...se inicialmente torcia o nariz, agora espero pelo final da refeição com ansiedade para degustar tais exemplares.gosto particularmente do Aneto e do Olho no pé, este não conheço mas já está na lista!

Carlos Soares
wineofus.blogspot.pt

Chamusca isabel disse...

Boa tarde andei hoje á procura deste nectar e n consegui encontrar, será que seria possivel indicar-me onde achou? Mto obrigado e uma boa Pascoa.

Nuno disse...

Olá.
Chamusca Isabel, este vinho pode ser encontrado nas garrafeiras WineOclock, Delidelux em Lisboa também é capaz de ter, Garrafeira Nacional em Lisboa e Wine Company em Benfica. Talvez o El Corte Ingles também vá ter.

J Pires, também gosto muito deste tipo de vinhos e acaba sempre bem uma boa refeição. O Olho no Pé não conheço mas vou provar.

Unknown disse...

Já conhecia o branco feito com as uvas desta vinha. Por isso este late harvest deixa-me muito curioso de ver o efeito das vinhas velhas e se trazem alguma mais valia.