terça-feira, 20 de dezembro de 2011

BLANDY´S BUAL 5 ANOS

Este Vinho da Madeira é um vinho novo mas com muito carácter. Começamos por uma pequena introdução de como é feito este vinho. Feito apartir da casta Boal, casta esta que é amada por todos devido ao seu equilíbrio entre o doce e acidez que consegue produzir, e também devido aos aromas que ganha com o contacto em madeira. Este vinho que aqui estamos a comentar, depois da vinificação em inox com temperaturas entre os 18º e os 21º, vai para carvalho americano onde estagia 5 anos em processo de envelhecimento de canteiro.  Este processo passa por o vinho começar o seu estágio nos armazéns no Funchal no piso mais alto, estando assim dentro de uma estufa. Passados 2 anos passa para pisos intermédios e depois para o nível do chão. Depois é filtrado e engarrafado para consumo imediato.



Quanto ao vinho em si, apresenta-se límpido, com cor acastanhado e nuances doiradas. No nariz, frutos secos, baunilha e madeira adocicada. Na boca tem bom corpo, fruta e acidez em perfeito equilíbrio, laranja cristalizada, meio doce e final longo e persistente. No final sente-se mais frutos secos como amêndoas e nozes. 
Excelente exemplar para se ter em casa e dar a conhecer aos amigos, pois tem muita qualidade e merece ser conhecido.


Nota: 16,5
Preço: 12€ no El Corte Inglês
Produtor:Blandy´s
Enólogo: Francisco Albuquerque

3 comentários:

Rui Pereira disse...

Atenção que não deve ser carvalho americano. Em tempos foi mas nos dias de hoje não deve ser.

cupido disse...

É sempre bom ver estes vinhos mais baratos a agradarem e pela divulgação, a ver se as pessoas começam a gostar de Madeiras :)

Nuno disse...

Mas acho que é. Vou-me informar com o Francisco para saber isso. Mas que o vinho é muito bom não há dúvidas.