quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

VINHO A COPO NA DISCOTECA LUX


Já servem vinho a copo na discoteca Lux à uns tempos mas nunca tinha ido lá provar nada. Na semana passada, depois de um jantar em Lisboa, eu e uns amigos lá fomos abanar a carola um bocadinho, e ao chegar lá, como já estava no vinho ao jantar, apeteceu-me seguir na mesma linha. O espaço está muito agradável, com alguma variedade nas prateleiras, mas existe um senão. O vinho tinto é tirado das prateleiras e servido, a uma temperatura ambiente a rondar os 20º, o que não beneficia em nada o vinho. Pedi um copo de Herdade dos Grous, e logo no nariz, nada, apenas alcoól em demasia. Um vinho que supostamente e que já provei em situações normais, ali parecia um copo de puro alcoól, sem aromas a nada e mortiço. Uma sugestão, uma garrafeira para o espaço era o ideal. Já os brancos, estavam no frigorifico, o que faz com que estejam muito mais apeteciveis de beber do que os tintos. Por isso, aconselho a quem quer vinho a copo nestes locais a optarem pelos brancos, que mesmo não estando a temperaturas ideais, estão certamente mais aproximados do que os tintos.

7 comentários:

Sérgio Lopes disse...

Vinho a Copo numa disco... Que novidade! De facto, será difícil apreciar o vinho nesses locais. Só mesmo os brancos e espumantes se poderão safar, dado o ambiente pouco adequado a tintos.

Hélder Marques disse...

Bons dias,
Sou apenas um curioso e ainda nem gatinhar gatinho nestes temas :), mas à bem pouco tempo em conversa com amigos estava a falar do mesmo, seria interessante servirem vinhos não só nos restaurantes, casas de vinho(prova), mas sim noutros espaços (bares, discoteca, cafés, etc). Acredito que seria possivel dar a conhecer muitos mais vinhos e criar ainda mais uma forte raiz entre todos os novos e maduros apreciadores.

Obrigado e parabéns por estes espaço,
Hélder Marques.

Adega dos Leigos disse...

Desde já obrigado pelos comentários. Em relação ao vinho em mais sitios e a copo, já se começa a ver mais, sendo que, na minha opinião, ainda caro, mas cada vez mais existe uma maior afluência de pessoas a querer experimentar e isso é muito bom. Os espaços, esses, têm que ter consciência que é melhor vender mais barato e em quantidade com a respectiva qualidade do que querer ganhar tudo num dia e colocar o preço do copo por vezes mais caro que a garrafa que compraram ao distribuidor ou produtor. Mas acredito que se consiga num futuro próximo, haver mais sitios onde se pode provar uns bons vinhos.

M.S. disse...

Sem dúvida que é um progresso para os amantes do vinho.
No entanto, a qualidade do serviço ainda é minima ( esperemos por pouco tempo)e o preços exorbitantes.

Com o tempo, esperemos que a qualidade seja melhor.

Abraço

Hélder Marques disse...

Infelizmente é um mal geral,
querer obter lucros ainda antes de abrirem as portas.
Retomando ao tema :),
Sou amante curioso à já algum tempo, tenho lido e já fui a uma ou outra prova, sendo que gostava de ser mais exigente, isto é treinar (olfacto e o paladar) e obter mais informações/sugestões.
podem sugerir alguns espaços, eventos, etc?

Desde já muito obrigado.

Adega dos Leigos disse...

Hélder, tens vários sitios onde podes provar vinhos e falar com pessoas muito envolvidas no assunto. Tens junto a Santa Apolónia a Delidelux, que ás 5ªs feiras, tem sempre provas com um produtor. Tens também junto ao CCB a Coisas do Arco do Vinho, também com provas ás 4ªs feiras. Para começares, acho que são as lojas mais interessantes para ires.

Hélder Marques disse...

Muito obrigado pelas dicas, certamente irei passar por um dos dois locais brevemente.
Mais uma vez obrigado e continuação de bons comentários.