sexta-feira, 29 de outubro de 2010

TERRAS D´ALTER NA TAVERNA DOS TROVADORES

O jantar vinico decorreu na Taverna dos Trovadores, em S. Pedro de Sintra, com os vinhos Terras D´Alter Rosé 2009, Terras D´Alter Branco Reserva 2009 e o Outeiro 2008. O restaurante é muito agradável, parecendo andarmos em ruas de bairro, pois tem muitos recantos, bem decorados e rústicos. Fernando Pereira, o dono, vai sempre passando pelas mesas e conversando um pouco com os clientes, o que me agrada. Em muito boa companhia, na mesa do produtor e do distribuidor, Empor Wines, começámos pelo Rosé 2009.

Aspecto limpido, com uma cor rosada. No nariz mostrou-se bastante floral, muito agradável. Na boca é um vinho jovem, fresco, frutado e com final de boca mediano. Um bom rosé.

De seguida e com outro prato, serviu-se o Branco Reserva 2009. Um vinho que já andava para provar, mas sem oportunidade. Com um aspecto limpido, cor amarelo palha e de lágrima média. Limpo, jovem, com uma intensidade média. Aromas a frutos tropicais, com ligeira baunilha do seu estágio em carvalho americano. Na boca mostrou-se seco, acidez média, corpo médio, frutado, ligeira manga, e final de boca médio. Um bom vinho branco, com muito boa qualidade.

De seguida, com o prato de carne, veio o Outeiro 2008. Estava curioso com este vinho, pelo que diziam as revistas e algumas pessoas que o provaram. Aspecto quase opaco, a luz do restaurante também não era a melhor para o classificar, lágrima persistente e uma cor violeta escuro. Um vinho limpo, jovem, com intensidade prenunciada. Frutos do bosque, amoras pretas e alguma fruta compotada, sinal da apanha da uva bem madura, alguma especiaria e madeira suave. Na boca mostrou-se seco, encorpado, frutado e um pouco especiado, a condizer e a casar com o aroma, alguma amêndoa, taninos presentes mas de grande qualidade,intenso e com final de boca longo. Um bom vinho alentejano, um pouco diferente mas muito bom e bem feito.


Com uma companhia fantástica e uma conversa muito agradável, se passou mais uma noite, com boa comida, bom vinho e bons amigos. Obrigado Fernando.

Terras D´Alter Rosé 2009 - 15
Terras D´Alter Branco reserva 2009 - 16,25
Outeiro 2008 - 17,75

Sem comentários: