domingo, 30 de maio de 2010

JORGE PINTO LEAL RESERVA PESSOAL 2006


O meu cunhado tinha em sua garrafeira este Reserva Pessoal Tinto 2006, do produtor Jorge Pinto Leal. Um vinho do Douro, com uma garrafa bastante bonita e um rótulo bem desenhado. Foram engarrafadas 3,333 garrafas deste vinho, ao qual tive a sorte de poder provar uma.
Com uma cor vermelho escuro,o seu aroma é muito frutado, frutos silvestres e madeira bem presente. Na boca, mais fruta, alguma ameixa preta, chocolate negro, muito encorpado e um final longo. Com uma acidez média, este vinho envolve-se na boca com grande qualidade e deixa saudade à medida que o copo se vai esvaziando. Mais uma prova deste produtor, que deixa bem vincada a qualidade com que faz seus vinhos.

Nota: 17
Preço: ?

3 comentários:

Carla Vieira disse...

Bom Vinho mas.... nivel de acidez num tinto??? Estranho.

Adega dos Leigos disse...

Olá Carla.
A acidez do vinho é diretamente relacionada
à composição do mosto especialmente à sua acidez, à concentração de potássio e à predominância do ácido tartárico em relação ao málico. Claro que num vinho tinto é muito mais dificil aparecer alguma acidez, mas neste caso foi o que a minha boca me transmitiu. Mas agradeço imenso o seu comentário e espero vê-la por aqui mais vezes.

Pedro Santos disse...

Climas e solos mais quentes e secos originam vinhos menos ácidos, por vezes mesmo deficientes, tornando os vinhos “chatos”. Zonas mais frescas dão vinhos mais ácidos.
A principal razão de os vinhos tintos terem uma acidez inferior à dos vinhos brancos é que a maioria dos tintos sofre um tipo de fermentação que reduz a sua acidez, mas não quer dizer que os tintos não tenham acidez.