sábado, 10 de abril de 2010

QUINTA DO TEDO GRANDE RESERVA SAVEDRA 2005

Este vinho foi comprado em setembro de 2007 quando numa ida para terras do Douro, visitei algumas quintas, nomeadamente a Quinta do Tedo.

Em 1992, Vincent Bouchard e sua esposa Kay STEFFEY Bouchard viram seu sonho de possuir uma adega se tornar uma realidade. Eles compraram e começaram a restaurar os 250 anos de idade, com 35 hectares, a Quinta do Tedo propriedade localizada às margens do rio Douro, em Portugal. Com grande visão, paixão e energia infinita, Vincent e Kay continuaram a revitalizar sua propriedade e, ano após ano eles produzem premiados Portos Vintage.

Vincent foi criado na propriedade borgonhesa de Bouchard Père et Fils, onde o avô ensinou-lhe como criar um vinho, do solo, na vinha, e todo o caminho até o produto engarrafado. Com a grande ajuda de Jorge Alves, o enólogo da quinta e seu braço direiro, pois é ele que controla toda a quinta e sua produção de vinhos de mesa e vinhos do Porto, escolhendo as melhores uvas para conseguirem tais néctares, fazem hoje um trabalho notório e são de uma hospitalidade rara. Vale a pena, a quem passar perto de Armamar, visitar esta maravilhosa quinta, pois podem provar os vinhos lá feitos e fazer uma visita guiada, pelo próprio enólogo.

Abri este vinho hoje, na companhia de familiares, e acompanhámos com um lombo de porco, recheado de farinheira de porco preto, e a acompanhar umas batatas assadas e umas couves lombardas.

Um vinho com um aroma forte, sendo a madeira a sobressair devido ao seu estágio de 2 anos em barricas. Fruta bastante madura, amoras e passas, e algo floral.
Na boca, taninos firmes, encorpado, alguma especiaria e madeira. Um toque de amargo, talvez cacau. Final longo e vivo.
Este vinho é excelente para consumo imediato, mas quem quiser guardar uns 10 anos, aguenta-se muito bem.
Fiz a prova lá na quinta, e hoje que abri, todo ele me fez lembrar como se lá estivesse novamente. Não é um vinho barato, mas quem for á quinta não deixe de trazer uma garrafa para recordar tão boas sensações lá vividas em tão pouco tempo.

Nota: 17,5/20
Preço: 25€

3 comentários:

J@n31r0 disse...

Sem dúvida um bom vinho. Não daria uma classificação tão alta sem uma prova mais consistente principalmente na parte da cor e do aroma, mas ainda assim um bom filho do Douro.

Nuno disse...

Se eu votasse de 0 a 100, a classificação dada era de 87/100, equivali-a a 17,5/20 mais coisa menos coisa. Existem vinhos piores com essa classificação. Acho que este vinho merece mesmo esta nota.

Luis Magalhães disse...

Meu amigo, estive lá no fim de semana passado e além de ter sido recebido com umas provas de Porto espectaculares (do qual não sou grande apreciador) comprei uma garrafinha que acompanhou com uma carne com verduras no wok de forma sublime... parabéns ao que é nosso... viva o Douro.