Pages

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

E VÃO 3, COM SUPERYOR A ACOMPANHAR


Faz hoje precisamente 3 anos que iniciei este blogue. Escrevo porque gosto, adoro partilhar e com este espaço faço com que leiam o que penso, sobre uma área que adoro, sem pressões de ninguém e à minha maneira, mas também focado nos leitores e consumidores que gostam de ler, ficar esclarecidos ou mais esclarecidos sobre vinhos. Os parabéns também são para vocês porque me seguem e que se sigam muitos anos pela frente, pois o que faço é com gosto.

E para celebrar o 3º aniversário do blogue Adega dos Leigos escolhi um vinho de excelência. Um vinho de uma das casas mais antigas do nosso País, José Maria da Fonseca.

Este vinho é Superyor em todos os aspectos. A garrafa, elegante. A imagem, pesada mas atraente. O vinho, maravilhoso. Não é para qualquer bolso, pois o seu preço é elevado, mas estamos perante um néctar delicado, saboroso, guloso e potente. Periquita é o vinho de mesa mais antigo de Portugal e uma das marcas mais conhecidas no estrangeiro. Este Periquita Superyor 2008 foi lançado em 2011, sendo uma homenagem do enólogo Domingos Soares Franco ao encontro entre a casta e a região, casta essa a Castelão. Voltando ao que está dentro da botelha, vermelho escuro com rebordo ligeiramente acastanhado escuro, aromas fantásticos a amora, couro, especiarias e muito mais, conforme se vai agitando o copo. Seco, acidez média em perfeita harmonia com a fruta, grande frescura,  grande complexidade, intenso e de final de boca longo e persistente. Um vinho muito elegante e prazeroso, um vinho vibrante e namoradeiro, um vinho com que me identifico bastante.

Na minha opinião, está perfeito para se beber agora, e pode ser acompanhado com carnes ou queijos. Sugiro um guisado de vaca.





Região: Península de Setúbal
Castas: Castelão 92,6%, Tinta Francisca 2,4% e Cabernet Sauvignon 5%
Tipo: Tinto
Álcool: 13,2%
Produtor: José Maria da Fonseca
Enólogo: Domingos Soares Franco

Nota Pessoal: 18
Preço: 36€ na Garrafeira Nacional

5 comentários:

  1. Parabéns,continua assim que tens feito um bom trabalho pelo mundo do vinho.Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Parabens Nuno, continuação de bom trabalho. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo seu 3º aniversário. Eu ainda não cheguei lá...
    enófilo militante

    ResponderEliminar
  4. Parabéns grande Nuno. Aquele abraço e obrigado por tudo!

    ResponderEliminar