segunda-feira, 1 de outubro de 2012

VISITA À JMF


Foi no passado dia 15 de Setembro que fui convidado para estar presente no Bloggers Day que a José Maria da Fonseca organizou. Um programa em plena vindima para ser um pouco diferente de outras visitas, colocou alguns bloggers portugueses a apanhar uva. Fomos transportados para a Quinta de Camarate, e o objectivo era mais sentirmos e vermos as diferenças de cada casta plantada, e são mesmo muitas. Apanhar e ver as diferenças, provar e sentir a uva, a sua complexidade. Gostei bastante da experiência, e as explicações a qualquer dúvida de Soares Franco, sempre a acompanhar cada passo que dávamos, juntamente com as senhoras que faziam a vindima a sério e que me explicaram algumas coisas.




De seguida, fomos provar vinhos em estágio, ainda a descansar silenciosamente na adega, onde o vinho namora a madeira e a madeira namora com o vinho para no final ficarem em perfeita harmonia. Adoro este tipo de provas, onde conseguimos sentir realmente o que o vinho é e conseguir também ter uma noção do que vai ficar. Assim é que se aprende. Tive o privilégio de provar algumas castas portuguesas, como a Trincadeira, Castelão, Touriga Francesa, Touriga Nacional e Tinto Cão.


À nossa espera estavam alguns vinhos com alguma idade, como o Periquita 1971, Periquita 1985, Periquita 1990 e o novíssimo Periquita 2010. Fantásticos.





Para acompanhar o Pasmados Branco 2008 e o Hexagon 2005, tivemos um almoço à altura, com boa conversa e companhia, e para finalizar e acompanhar a sobremesa os Apoteca 1911 e 1934, que vieram dizer os dois ao meu cérebro, que se eu já tinha bebido bons moscatéis, estes dois eram simplesmente os melhores moscatéis que alguma vez bebi.







Seguimos numa visita guiada à adega para ver o processo e toda a sua explicação.
Desde já agradeço o convite para estar presente neste dia, pois para mim é neste tipo de eventos que aprendo cada vez mais a perceber sobre vinhos e a entender melhor o trabalho do produtor.

Obrigado.

Sem comentários: