segunda-feira, 9 de maio de 2011

1ª EDIÇÃO VINHOS À PROVA

Foi este fim de semana que se realizou a 1ª edição de Vinhos à Prova, realizado pela distribuidora Empor Wines, e teve lugar no Dolce Vita Tejo. Entre os vinhos que esta distribuidora representa, também houve lugar para dois workshops, um no sábado e outro no domingo. Para provar estes vinhos bastava comprar um copo por 3€, da Riedel, e começar a prova. O Adega dos Leigos esteve presente e dá os parabéns a esta iniciativa, que, segundo Fernando Magalhães da Empor Wines, é para continuar. 

Muitas novidades, principalmente os brancos de 2010, e outros. Todos vinhos de uma relação qualidade/ preço muito atraentes, queria deixar aqui alguns destaques:

Quinta dos Loridos Alvarinho 2010, muito aromático, fresco, de uma acidez muito boa, equilibrado, delicado. Vai dar que falar este ano.

Herdade de Torais, Alentejo. Um branco muito diferente do habitual nesta zona, muito fresco, boa acidez, nariz bem aberto, exuberante, cativante. Os 14% de álcool não se notam devido à sua frescura. Os tintos, parabéns a este produtor, que mostra bem o que quer fazer ao ter produtos que pouco se assemelham à região. Tanto o de entrada de gama como o reserva, muito bem trabalhados, que dão gosto beber. Aconselho.

Blanco Nieva Pie Franco Barrica. Mais um vinho de excelência. Magnifico no aroma, bem estruturado na boca. Muito bom.

Terra D´Alter. Os vinhos são muitos mas dão prazer. Qualquer vinho desta casa é com um único sentido, tirar o melhor de cada casta. De realçar o Alvarinho 2010, Verdelho 2010 e o Alfrocheiro 2009. Nos topos, o Telhas 2008 está muito interessante e o novo Outeiro 2009 a mostrar-se ao público com muito para dar.

Casa de Mouraz. Prova muito interessante esta, comentada ao pormenor pelos produtores, a mostrarem e a explicarem a sua paixão que têm em fazer bons vinhos. Provei todos os seus vinhos, e que vinhos. O que vos posso dizer é que qualquer vinho desta casa vale a compra. Saliento o A.L.R. Vinho Verde, o A.L.R. Tinto 2008, um vinho alentejano, e decorem o nome para quando virem na prateleira comprarem.

Por fim, os vinhos Monte da Penha, com as novidades Montefino Tinto Reserva 2005 e o Montefino Branco Reserva 2009, que está simplesmente extraordinário.
Queria agradecer à Empor Wines que sendo a primeira vez que realiza este tipo de eventos, mostrou que é capaz de mostrar os seus produtores com seus vinhos de forma descontraída, simples e muito acessível. Obrigado.

Sem comentários: